O Preço/Lucro das empresas
por Marco Goulart
Em um artigo anterior apresentei um exemplo sobre o cálculo do indicador Preço/Lucro, ou na abreviação P/L.
Esta relação “P/L” é amplamente usada no mercado financeiro para compreender se uma empresa está “cara” ou “barata”, ou se as expectativas dos investidores (como a de Felizberto, do exemplo) é de que os lucros das empresas cresçam muito no futuro ou não.
Figura: Indicador P/L (Fonte: Robert Shiller)
Neste gráfico é possível observar esta relação no caso das empresas norte americanas, desde o ano 1880 até hoje. Podemos observar que a relação P/L variou significativamente neste período, chegando a um valor máximo de cerca de 45 vezes no ano 2000, e um valor mínimo de cerca de 5 vezes nos anos 1921 e 1981.
Observamos também que ao final de 2017 esta relação está em 33,4 vezes. Ou seja, nos Estados Unidos os investidores como Felizberto estão dispostos a pagar 33,4 dólares para cada 1 dólar de lucro de uma empresa. Observamos que nosso exemplo se aproxima da realidade, pois nestes 138 anos de negócios realizados nos Estados Unidos, a relação Preço por Lucro (P/L) sempre variou.
Para dados do Brasil é possível consultar o relatório do índice MSCI Brazil (P/E ou price earnings – pesquisar no google) ou do boletim de risco da CVM. Observe que nestes relatórios também são apresentados os dados forward, ou seja, qual a expectativa para esse indicador para o próximo ano de acordo com as estimativas de lucros que os analistas elaboram para as empresas que compoem o índice.
Concluindo, vimos que a renda variável depende do desempenho de uma empresa, mas além de acompanhar o desempenho da empresa tenho de estar atendo as ofertas que são feitas por aquela empresa. Em alguns momentos essas ofertas vão embutir uma expectativa muito grande de que o lucro da empresa cresça, em outros momentos a expectativa será oposta, de que a empresa não irá mais oferecer lucros.
Como dono ou sócio de uma empresa posso verificar se essas ofertas estão de acordo com aquilo que acredito que poderá acontecer na empresa, isto é, se o preço oferecido guarda alguma relação com o valor que a empresa possui (seus lucros, patrimônio, etc.)