Nuggest e finanças
por Marco Goulart
Você gosta de nuggets? Aquele salgado frito de partes do frango que podemos preparar rapidamente e comer com algum molho. Recentemente Jamie Oliver, um famoso autor de livros, apresentador de TV e especialista em alimentação saudável, fez uma experiência interessante.
Na área comum de um shopping, Jamie montou uma bancada de cozinha com alguns eletrodomésticos e iniciou a preparação de nuggets. Logo se formou uma plateia composta por crianças e seus pais. Jamie anunciou o que iria fazer e perguntou para as crianças se elas gostariam de comer nuggets. A manifestação das crianças foi unanime: muita alegria e expectativa para comer os nuggets feitos pelo famoso chef. Os olhos das crianças não piscavam enquanto ele iniciava a preparação. “Ahh que delicia esse salgadinho frito… fico com água na boca só de pensar…”
O cenário montado para o Jamie era composto por eletrodomésticos que a sua cozinha provavelmente possui: fogão, geladeira, liquidificador, moedor. Mas havia um item adicional: uma máquina de lavar.
Jamie iniciou os preparativos retirando da geladeira um frango inteiro. Cortou toda a carne do frango, deixando somente as cartilagens, restos, ossos, cabeça e pés. Neste momento o semblante das crianças começava a mudar, a alegria dava lugar ao desgosto: “Onde está meu salgadinho delicioso…”
Para surpresa das crianças e dos pais Jamie colocou os restos de carne na máquina de lavar, e adicionou alguns produtos químicos que usamos para limpeza, como amônia. Houve uma reação de desprezo por parte dos pais. “É isso que comemos?”, devem ter se perguntado. Nesta altura as crianças não estavam entendendo nada…
Depois do processo na máquina de lavar os restos foram triturados e moídos até formar uma massa espeça que pouco lembrava aquele frango inteiro que havia sido retirado da geladeira alguns minutos antes. Se essa massa fosse apresentada para uma pessoa que não acompanhou todo o preparo, poderia ser confundida com algum tipo de argamassa para construção. Se você assistir ao vídeo vai concordar comigo que esta é a parte mais “nojenta” de todas.
Mas a lição não parou por aí, concluída a massa Jamie começou a empanar os bolinhos com uma deliciosa cobertura de ovos, e uma farinha crocante. Neste ponto o óleo já estava aquecido e pronto para receber o salgado empanado.
Enquanto fritava os salgados foram disponibilizadas tigelas com alguns molhos para mergulhar as delícias. Tudo pronto! Nuggets, fritos, dourados, crocantes, um cheiro delicioso… dispostos em um prato decorado e com diversos molhos. Ahh… irresitível!
A criançada voltou a pular de alegria e gritar: “eu quero, eu quero!”, para o completo desespero dos pais que acompanharam toda a cena boquiabertos. Impossível dizer se no íntimo eles também não desejavam degustar aquele delicioso nuggets. A propósito… você ficou com vontade de comer nuggets?
Sim, você está lendo um blog sobre finanças e os nuggets tem relação com isso. Esse exemplo do preparo de nuggets é muito utilizado pelo Jamie Oliver nos seus programas de conscientização para uma alimentação mais saudável. Se você procurar no Youtube irá encontrar uma série de vídeos deste tipo (procure pelo termo nuggets experiment). Sempre uso um exemplo parecido com esse nas aulas de finanças pessoais.
Mas o que isso tem a ver com finanças? Acredito que assim como o exemplo dos nuggets, também desconhecemos muitas coisas importantes e básicas sobre finanças que podem alterar nossa atitude e comportamento em relação ao dinheiro.
Talvez você já saiba que boa parte dos nuggets vendidos no mercado são feitos de restos, e ao assistir algum vídeo sobre a preparação dos nuggets tenha perdido qualquer vontade de comer. Se você já sabe o que há dentro: ótimo! É uma minoria em nosso país.
Mas o que mais me chamou a atenção quando assisti o vídeo não foi somente o que há dentro dos nuggets, mas a reação das pessoas, e principalmente das crianças.
O ânimo e expressões das crianças sofrem mudanças dramáticas no decorrer do preparo, mas no final de tudo, mesmo tendo visto o que viram, elas pulam de alegria e não podem esperar para provar os nuggets! Isso lembra alguma atitude que você tem em relação ao dinheiro?
O conhecimento do que está dentro, ou como é feito, é determinante para nossa tomada de decisão. Mas saber isso não é suficiente para nossa mudança de atitude, o nuggett continua sendo gostoso, frito, dourado, crocante, e está disponível por um “preço camarada”.
Nossa vida financeira ocorre de forma semelhante, na maior parte das vezes desconhecemos com o que estamos lidando. Ou você conhece exatamente os detalhes do seu plano de previdência, do crédito do seu cartão, do seu financiamento imobiliário, da nossa situação como nação na educação financeira? Mas mesmo sabendo de todas essas coisas isso não garante que nossa atitude será diferente, porque as situações que envolvem dinheiro podem ser “tentadoras”, e seus reais custos ocultos.
Sabemos que se comermos nuggets em excesso teremos sérios problemas de saúde, há quem diga que é impossível sobreviver por mais de um ano com uma alimentação a base de produtos desse tipo. Como você está vivendo financeiramente? Do que está se alimentando? O que está desejando?
Muitos dos alertas de Jesus Cristo na Bíblia estão relacionados ao dinheiro e como lidamos com ele. Você já parou pra pensar porquê?
A humildade e verdade nas crianças é maravilhosa, expressam e falam aquilo que veem. Não estão preocupadas em demonstrar conhecimento que não têm, ou parecer mais intelectuais. Elas sabem que o nuggett é gostoso e não escondem isso. Mas nós já não somos crianças, não precisamos esconder isso, mas lidar com nossa real situação.
Que assim como no exemplo do nuggett você possa se perceber como uma criança, e não esconder os seus problemas e dificuldades financeiras. Vamos encara-los de frente, agir como adultos. Estamos juntos!