Tecnologia no planejamento financeiro (fintechs)

Tecnologia no planejamento financeiro (fintechs)
por Marco Goulart

Recentemente postei um artigo falando sobre a evolução do mercado financeiro nacional e perspectivas para o futuro. Um dos assuntos relacionados às perspectivas para o futuro é o desenvolvimento de novas tecnologias, ou fintechs.

Neste artigo destaco algumas fintechs que chamaram minha atenção e que podem ser úteis para a área de investimentos e planejamento financeiro.

É uma tarefa difícil pois o ambiente é bastante dinâmico e existe a possibilidade de estar deixando de lado alguma importante empresa. Meu objetivo não é ser exaustivo, vou destacar somente algumas empresas. Desde já conto com a compreensão do leitor e leitora, que pode ficar a vontade para também contribuir.


Gestão Financeira

Entender de onde vem e para onde vão os recursos financeiros é tão importante quanto acompanhar o marcador de combustível enquanto estamos dirigindo. Aplicativos como o GuiaBolso possuem integração com a instituição financeira e fazem a classificação automática em grupos de contas. Assim fica mais fácil entender quanto está indo para grupos como alimentação, lazer, despesas domésticas, etc. Sem essa organização financeira é difícil pensar em qualquer tipo de planejamento, seria como sair para uma viagem longa sem ver se tem combustível no tanque.

GuiaBolso (https://www.guiabolso.com.br/)

Organizze (https://www.organizze.com.br/)


Crédito

Diversas plataformas prometem oferecer crédito mais barato e de fácil acesso para pessoa física e jurídica. Vale a consulta antes de recorrer a instituição financeira tradicional.

Just (https://www.justonline.com.br/)

Emprestto (https://www.emprestto.com.br/emprestimo-sem-garantia)

Creditas (https://www.creditas.com.br/)

BIVA (https://biva.com.br/)


Investimentos

Com nova regulação da CVM a possibilidade de investimento em startups através de plataformas como EqSeed ficou mais acessível. Considero um sistema disruptivo, em poucos cliques é possível participar do capital de uma empresa nascente. A plataforma tem apresentado um crescimento de captação significativo, e alguns negócios já fizeram diversas rodadas de captação. Os aportes costumam ser com um valor mínimo de R$5 mil, o que torna um investimento acessível.

Evidente que pela natureza do investimento é necessária alguma qualificação técnica por parte do investidor, para que saiba onde está alocando seu recurso e quais as perspectivas para o desenvolvimento da empresa investida. Não me surpreenderia se uma plataforma deste tipo se tornasse uma bolsa de tecnologia em uma década (a depender da estabilidade da economia).

EqSeed (https://eqseed.com/)


Semelhante a proposta do EqSeed, mas o conceito aqui é investir em imóveis junto com a construtora.

URBE.Me (https://www.urbe.me/)


Nos últimos meses surgiram diversas plataformas com a proposta de oferecer crédito p2p, ou seja, de pessoa para pessoa. Um grande entrave deste modelo é o mesmo enfrentado pelas grandes instituições financeiras: inadimplência. É preciso ter cuidado pois a inadimplência pode reduzir significativamente a promessa de resultado que as plataformas oferecem.

Mutual (https://mutual.club/quero-investir.html)

SocialBank (https://www.socialbank.com.br/social-investments/)


Trademap é o melhor aplicativo que encontrei até o momento para acompanhar informações do mercado (cotações, fatos relevantes, dados de fundos, demonstrativos financeiros, etc.)

Trademap (https://www.trademap.com.br/)


É impressionante a evolução de plataformas que oferecem gestão automatizada de investimentos. Após preencher o perfil de investimentos a plataforma sugere e executa a alocação em instrumentos de renda fixa e variável. Algumas se diferenciam por realizar uma gestão ativa do portfolio do cliente. É uma praticidade para quem quer começar a investir, mas nem sabe por onde começar.

Vérios (https://verios.com.br/)

Warren (https://warrenbrasil.com/index.html)

Magnetis (https://magnetis.com.br/)

Monetus (https://monetus.com.br/)


Com a sofisticação do mercado financeiro a quantidade de opções de investimento e instituições que oferecem produtos de investimentos só aumenta. Como fazer a gestão de diversos ativos financeiros que estão em instituições diferentes?

Gorila e Kinvo são plataforma que procuram ajudar o investidor a conhecer a sua rentabilidade total dos investimentos. E é isso que é realmente importante para o investidor, conhecer o retorno global e como está a sua alocação de recursos por classes de ativos.

Gorila Invest (https://gorilainvest.com.br/)

Kinvo (https://www.kinvo.com.br/)


Simulação

Para quem quer começar a investir, mas está inseguro sobre o funcionamento do mercado ou a forma de lidar com o sobe e desce da economia a realização de simulações pode ser útil.

O aplicativo Trademap oferece uma função onde o investidor pode simular uma carteira. Através de aplicativos como Gorila Invest e Kinvo isso também é possível.

Esses aplicativos tem a vantagem de utilizar dados reais de ativos disponíveis no mercado, mas isso também pode ser uma desvantagem: geralmente quando pensamos em investimento estamos interessados no longo prazo, mas para ter uma experiência de longo prazo nesses aplicativos levaria muito tempo.

Um simulador que procura lidar com essa limitação é o BNI – Bem nos investimentos (link abaixo). Diferente destes outros simuladores o BNI funciona como “fases” ou “rodadas” de um jogo, onde cada rodada represente um período de variação do mercado (1 mês, 3 meses). Assim, em poucas rodadas de tomada de decisão é possível ter uma visão melhor da dinâmica de longo prazo do mercado, e também entender como agimos diante desses movimentos maiores. A plataforma já possui uma versão beta de simulação que ensina a diferença entre renda fixa e renda variável.

BNI (https://www.bemnosinvestimentos.com.br/)


Essas e outras ferramentas podem ser aliadas do planejamento financeiro, seja aquele executado individualmente ou com uma assessoria.

Bom controle, planejamento e investimento para você!

2 respostas

  1. Utilizo o app Bluecoins… Recomendo o teste e até um post fazendo uma review pelo professor, pois é muito didático e tem opção de fazer orçamentos além de controlar os gastos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: